sexta-feira, 19 de junho de 2020

"Colin Fischer", de Ashley Edward Miller e Zack Stentz


Colin é um garoto com certas peculiaridades. Não suporta gritaria, contato físico, entre outras coisas e, o principal, vê o mundo e o interpreta de uma forma diferente da maioria das pessoas. Ele adora matemática e é muito inteligente. Em todo lugar que vai, leva o seu inseparável caderno, onde anota todas as impressões que tem do ambiente e das pessoas.

O garoto possui a síndrome de Asperger, no começo da história isso não é mencionado, então, para um leitor desatento, parece que o menino simplesmente é alguém cheio de manias.

"- Que diabos é isso?
- É uma condição neurológica relacionada ao autismo - explicou Colin pacientemente. - Foi descoberta pelo pediatra austríaco Hans Asperger, em Viena, em 1943, mas não amplamente diagnosticada até...
- Autismo - o Sr. Turrentine o interrompeu. - Você quer dizer... como no filme Rain Man? Para mim, você se parece com o Rain Man. Você é o Rain Man, Fischer?
- Fui diagnosticado como altamente operacional, mas ainda tenho poucas habilidades sociais e problemas de integração sensorial que me dão déficits graves em áreas de coordenação física." - Pág. 37.

Nesta obra, Colin (que adora mistérios) banca o Sherlock Holmes e investiga um crime que aconteceu na escola, onde uma arma foi disparada no refeitório. Tudo indica que Wayne Connelly, é o culpado. Todavia, apesar deste viver atormentando Colin, o garoto sabe que o verdadeiro criminoso anda solto por ai, o que não é nem um pouco justo e correto.

Apesar do livro conter apenas 176 páginas, isso de forma alguma, prejudica o desenrolar dos fatos, isto é, não ficam pontas soltas ao final da leitura. No decorrer da investigação, o leitor é apresentado ao mundo de Colin, suas relações com seus colegas e com sua família (um tanto complicada as vezes).

"- Fiz cinco lances livres...! - Colin de repente exclamou para o pai, gritando para ser ouvido enquanto saltava para cima. - E três chutes de trás da linha de três pontos - enquanto descia de novo - hoje na educação física! - deixou-se assumir a uma posição ereta. - O Sr. Turrentine diz que tenho um arremesso de arrasar! - Colin parou para recuperar o fôlego.
 Por um instante, o Sr. Fischer apenas olhou para Colin, como se não tivesse entendido o que acabara de ouvir. Então caiu na gargalhada e saiu para o quintal.
- Você jogou basquete?" - Pág. 62.

É um livro com um enredo inteligente e muito agradável de se ler. Eu realmente fiquei impressionada e emocionada com Colin, torci muito por ele e compreendi os motivos de muitas ações dele. Nesse ponto, percebe-se que muitas coisas que fazemos sem pensar no dia a dia (algo automático), para Colin não é nada fácil ou comum.

"Hoje disse à minha mãe 'Eu te amo'. Não tenho certeza se foi correto, porque ela deu um grito e jogou fora o seu sorvete. Papai diz que as mulheres fazem isso quando estão muito 'emocionadas', mas não entendo o que há de tão impressionante em um fato que minha mãe já conhece. Investigar." - Pág. 101.

Um ponto que eu achei bem legal é que Colin possui fichas de memorização com expressões faciais (as carinhas aparecem na capa do livro) para entender melhor o que as pessoas estão sentindo, já que muitas vezes ele não consegue compreendê-las. Neste sentido, cada vez que Colin observa uma pessoa, no texto a descrição fica com a fonte diferente, o que faz o leitor se sentir na pele do garoto.

Eu gostei muito (mas muito mesmo) desse livro! Os autores escrevem de uma forma gostosa e, ao mesmo tempo, inteligente. Recomendo muito! Vocês já leram a obra? Leiam e comentem o/ Gostamos muito de saber a opinião de vocês =D Beijos e até a próxima.

Por Babih Hilla.

7 comentários:

  1. Ainda não li. Amei a resenha.
    Achei legal o fato de abordar uma doença que é desconhecida por muitos e poder acompanhar as dificuldades e conquistas de uma pessoa portadora. Muitas vezes as pessoas o comportamento das outras sem saber se ela tem algum motivo que o faça reagir dessa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Pior é quando tratam a pessoa mal por isso. O Colin passa por isso.

      Excluir
    2. Sim, o pior é que isso acontece muito, infelizmente:(

      Excluir
  2. Não li, mas gosto que no seu blog encontro várias indicações legais. Amei a capa do livro e a sua resenha. <3

    ResponderExcluir
  3. Entrou para minha lista! Acabei de ler um livro que a personagem também tinha síndrome de asperger, passarinha. Gosto de ler livros sobre autismo... adorei a resenha 😊

    ResponderExcluir
  4. Eu vi que passarinha está disponível no Kindle Unlimited! Pensando em pegar para ler!

    ResponderExcluir