terça-feira, 16 de março de 2021

"Civil", de Everton Gullar

Olá, leitores? Como estão? Depois de um tempinho longe daqui (mudança, gatas novas, covid na família), trago para vocês hoje a resenha de uma obra que foi uma surpresa muito gostosa: "Civil, a história peculiar de um anti-herói urbano", do nosso autor parceiro Everton Gullar!

Heron nasceu e cresceu no Distrito, a cidade mais violenta do Estado. Criado por sua mãe, trilhou seu caminho como qualquer outro cidadão comum. Desde criança, sentia muita raiva no coração, não entendia como as coisas podiam ser tão injustas. Heron cansou de ser esmagado. Depois de tanta renúncia, decide se levantar contra os inimigos sem rosto que rondam o Distrito, e com a ajuda de uma parceira tão maluca e perigosa quanto ele começará a guerrear pela paz de uma forma não linear!

Leitores! É a primeira vez que leio uma obra do gênero Noir e digo para vocês: foi uma experiência muito boa!

Eu não tinha uma noção certa de como a história terminaria, claro que tinha minhas apostas, porém o final me deixou surpresa e querendo muito mais.

Heron não é bem um mocinho, na realidade ele é um anti-herói, que faz aquilo que muitos gostariam de fazer com as próprias mãos, se não houvesse o óbice das leis (se você é um "bom cidadão" que respeita estas, é claro).

E, no decorrer da história, o nosso anti-heroi conhecerá uma garota tão peculiar quanto ele!

Não, não temos aqui um "romance romântico" e eu gostei muito disso, pois é uma obra diferente, bem nacional mesmo, não tem como não pensar na realidade de muitos brasileiros e no sofrimento e injustiças que passam no dia a dia.

O Heron não é um cara perfeito. Na real, ele tem muitos problemas como a maioria das pessoas, o que me fez torcer por ele, mesmo não simpatizando com todas as suas ações e, nesse sentido, talvez nem todos os leitores "vão ir com a cara dele" (mas acredito que serão poucos, anotem o que eu digo).

Os capítulos se passam no presente e no passado e conforme a leitura progride o leitor vai montando o quebra-cabeça e conhecendo mais a história de Heron.

Eu gostei muito da escrita do Everton e estou ansiosa para saber como essa história vai continuar. Recomendo muito a leitura!

Beijos e até a próxima.

Por Babih Hilla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário