quarta-feira, 24 de junho de 2020

O Universo de Sandman: O Sonhar - Vol. 1


Existem autores que nos prendem em seus mundos. Neil Gaiman é um dos meus preferidos. Conheci pela maior obra, Sandman, li a primeira vez numa versão digital e desde então está na lista daquelas que perdi a conta de quantas vezes reli.

Sabe aquele autor que te apresenta uma nova camada a cada leitura? Seja num submundo espetacular que existe desde muito tempo, seja a convivência dos deuses entre nós ou até a apresentação de entidades que sempre existirão, somos convidados a nos desprender da realidade em qualquer obra de Gaiman e acrescentar um pouco de magia em nossas vidas.

Sandman foi um ataque de oportunidade muito bem aproveitado e que rende frutos até hoje. Somos apresentados aos Perpétuos, entidades ou forças primordiais que existirão enquanto o universo existir (Destino, Destruição, Desejo, Desespero, Delírio, Sonho e Morte). Seguimos de perto os afazeres de Sonho, lorde do reino do Sonhar e seus criados/ criaturas. No começo ele é aprisionado, o que achei muito interessante, pois logo de cara somos apresentados a um mundo sem Sonho e sem seu reino. Pessoas não dormem, outras dormem sem nunca acordar, são décadas de um mundo sem um Perpétuo e entendemos no que impacta a existência destes seres.

São mais de 20 anos de finalização da obra, mas se não quiser spoiler pule o parágrafo. Ainda me emociona lembrar o encontro dos irmãos para o fim do Sonho, todos os seres que vão ao velório, incluindo o até então nunca visto Destruição, que simplesmente largou seus afazeres e não aparece nem em jantar de família, mas teve tempo para o irmão.

Em O Sonhar, somos apresentados ao novo Sonho - Daniel, afinal enquanto o universo existir os Perpétuos seguirão, mesmo que nem sempre na mesma forma. Quando soube que Daniel teria sua vez no Sonhar fiquei emocionado e aguardando aquele maravilhoso encontro de família, saber como é a interação do novo Sonho com seus parentes, enfim, depois de tanto tempo espero o melhor.

Nesta edição, temos a junção dos 6 primeiros volumes de O Sonhar. Descobrimos que Daniel sumiu e o Sonhar desmorona sem seu senhor. Suas criaturas perdem força assim como suas barreiras e outros seres tentam invadir e dominar o reino. Até agora estou gostando do que leio, visto que há décadas não via algo fresco e não sei se estou com o julgamento afetado, mas gostei da retomada.

Bilquis Evely ilustra magistralmente os volumes e confesso que saber que uma brasileira faz um trabalho tão esplêndido na gringa só me fez querer ler ainda mais. Acredito que seus traços casam muito bem com a obra de Gaiman e espero que a parceria perdure.

Atualmente me falta pouco do publicado no Brasil. O volume 5 que saiu com o Box completo (nem comento sobre o valor da brincadeira...) está no topo da lista de desejos, mas sem pressa. 

Por Thiago Natus.

6 comentários:

  1. aaaa, não conhecia! adorei. Tá demais, parabéns!!! <3

    ResponderExcluir
  2. As obras de Neil Gaiman são formidáveis! Recomendamos muito a leitura!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o autor! Adoro esses escritores que conseguem nos inserir em um mundo completamente novo! Isso dos seres primordiais me lembrou Lovecraft só que ele já puxa essas criaturas para o lado do terror...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mês passado a Intrínseca lançou uma edição especial de um livro que ele fez para as filhas, Coraline. Voltou a escrever Sandman depois de mais de 20 anos. No Prime Video tem séries baseadas em obras dele, Deuses Americanos e Belas Maldições. Também fechou com Netflix produzindo Sandman. Gaiman não sofre por falta de projetos pra se conhecer ;-D

      Excluir
  4. Eu não conhecia, já vou inserir na minha lista de leitura, gosto quando fala de reinos e criaturas.

    ResponderExcluir