segunda-feira, 27 de julho de 2020

Endurance – Um Ano no Espaço, de Scott Kelly


Longos dias e belas noites!

Se existem obras que deveríamos ler mais são as biografias. Tenho algumas na lista de leitura, porém ainda não li a maioria que temos em casa. Nada como ver a vida por outro prisma, conhecer a jornada de outra pessoa, seus acertos, erros, escolhas, etc. Entendo que tratemos livros como escapismo da realidade ou, vez por outra, divertimento mesmo. 

Desejamos estar nos mundos que nossos autores preferidos nos presentearam pelo motivo que for (aceito passagem para qualquer mundo mágico!), mas não vejo problema em agregar experiências de vida variadas também. Mesmo que a edição acabe maquiando algumas passagens, ainda se tem muito a aprender ou ao menos conhecer com tais obras. Nesse sentido, a ideia é trazer mensalmente uma biografia, espero que apreciem e se interessem em ler outras. Então vamos iniciar os trabalhos.

Scott Kelly é o astronauta norte-americano que, até 2017, mais passou dias consecutivos no espaço. 340 dias fora da terra. Quando criança viu a chegada do homem à lua, no entanto o que fez traçar seu plano de vida foi o livro The Right Stuff (Os Eleitos) de Tom Wolfe que narra os primeiros 15 anos do programa espacial norte-americano. Algo dentro dele o fez querer sentir aquelas experiências, viver e aprender o suficiente para sair da terra e vê-la em seu esplendor (suck it terraplanistas lol).

Quando pequeno ele e seu irmão gêmeo Mark viviam se desafiando, procurando perigo, mas sempre juntos. Filhos de pais policiais, com 11 anos (1979) tiveram o orgulho de ter como mãe a primeira mulher policial de West Orange, Nova Jersey. Isso serviu de aprendizado de força de vontade e perseverança.

Academicamente falando Scott sempre viveu à sombra do irmão, com dificuldade especial em lidar com matemática. Quando decidiu finalmente qual rumo dar a sua vida ele sabia que deveria se esforçar ao máximo para melhorar suas notas. E assim o fez. Após seu irmão ingressar na Marinha ele mesmo conseguiu iniciar sua escalada rumo ao espaço.

Marinha, piloto de testes, astronauta. O plano era este e o nível de comprometimento gigantesco, pois além de Mark estar um passo à frente, a disputa de irmãos não importava mais e ele foi um os pilares que manteve Scott na trilha de seu sonho, apoiando sempre. Temos cada capítulo intercalando sua vida pré e pós Tom Wolfe e sua estadia na Estação Espacial Internacional – EEI. Ele teve quatro viagens espaciais ao todo.


Seu objetivo era ser piloto de ônibus espacial, só não previa que o uso destes seria descontinuado, mas antes disso ele teve a experiência de subir ao espaço, descer e pousar um antes de ser substituído por outro veículo. Acabou assumindo a principal missão de sua vida profissional, habitar a EEI por 340 dias consecutivos, o mais longo período que um ser humano permaneceu no espaço até então. Fez centenas de experimentos científicos e teve a oportunidade de fazer missões fora da estação, o que nunca foi seu objetivo.


Na obra, encontramos várias fotos do próprio Scott, segundo ele escolhidas entre milhares que tirou ao longo de suas viagens, o que nos aproxima mais de seus relatos e coloca um rosto aos vários nomes citados (mulher, filhas, companheiros de formação e missão). Imagens excelentes de várias regiões da terra, o interior da EEI e o nascer e por do sol do espaço tem destaque.

É um ótimo livro para os amantes do espaço além de nos aproximar de todo o treinamento e burocracia pelo qual passam os futuros astronautas. Dei 3 estrelas no Skoob por uma questão pessoal: tenho um problema sério com o patriotismo exagerado que norte-americanos tendem a ter quando comparados com outros países e o Sr. Scott infelizmente não foge ao estereótipo. Aquilo que coloquei ali em cima sobre maquiarem a obra na edição tem a ver com isso. Entendi que aliviaram esse “achismo” todo dele, mas ainda sobrou o suficiente para meu desagrado.

Confesso que o livro foi um tiro no escuro, só comprei pelo desconto absurdo que a Amazon colocou e o interesse pelo tema, claro. Mesmo com o problema acima, foi uma leitura muito interessante que agregou novos conhecimentos e por isso recomendo a todos!

Mata ne! o/

Por Thiago Natus.

Um comentário:

  1. Nunca li biografias, as únicas que me interessam é do slash e do Renato russo, porém ainda não li. Gosto da temática espacial também mas n li nenhum livro sobre, apenas assisti o filme "perdido em Marte" e amei demais!

    ResponderExcluir