quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

"O afilhado do capeta e outros contos", de Ilma Pereira

Boa noite, leitores! Tudo bom? Hoje trago para vocês a resenha de um livro de contos muito gostosinho! Trata-se de "O afilhado do capeta e outros contos", da nossa autora parceira Ilma Pereira. Confiram:

Sabem aquilo que todo mundo pensa ou alguma vez já pensou em fazer, mas nunca fez ou por causa da lei ou da moral? Então, na obra essa abstenção é ignorada e colocada literalmente na prática! Lendo os primeiros contos eu fico: Ohhhhh! O que se houve como boatos, aqui realmente acontece!

No livro, a Ilma nos conta situações do cotidiano com pitadas de humor, emoção e um pouco de fantasia, suspense e terror. Também temos momentos tão singelos que nos tocam no fundo da alma.

"Achado" é um dos meus contos favoritos, terminei ele pensando: "Rapaz! Isso que é mexer com o leitor!". Outro bem "olhos molhados" foi "Ovo-presente"! Realmente as crias de hoje em dia, cof cof, digo crianças, não fazem ideia do que muitos pais passaram e com certeza muitas coisas simples e singelas da vida se perderam nas últimas décadas. 

Agora, falando dos contos que deram certo medo, temos "Um ossinho ou uma vela?" e "Pressentimento". Minha nossa senhora, esses trouxeram aquela necessidade de ficar olhando pra todo lado e o desconforto característico de se ler histórias de deixar o cabelo em pé kkkkk

Em outros contos, temos também situações no mínimo irônicas que as pessoas cometem no dia a dia, afinal quem não tem algum parente sangue-suga, cujo coração de pedra não se importa com os animais? (a vingança quando ocorre é muito doce rsrsrs).

Preciso dizer: com uma linguagem simples e gostosa, a autora nos guia por "causos" que nossos pais, avós, ou aquele parente bom de lábia contariam para nós. Foi uma leitura muito especial e nostálgica de fazer! Recomendo muito!

Agradeço a Ilma pela oportunidade de apreciar uma obra tão querida que me lembrou muito as histórias contadas pelos meus pais e tias!

E vocês? Curtem a leituras de contos? Beijos e até a próxima!

Por Babih Hilla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário