segunda-feira, 25 de maio de 2020

Sobre o dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd


O primeiro Dia da Toalha foi comemorado em 2001, data escolhida ao acaso para homenagear o criador do Guia do Mochileiro das Galáxias, obra na qual Douglas Adams descreve a toalha como item essencial na mochila de qualquer mochileiro espacial que não queria passar por dificuldades.

Os fãs tentaram colocar alguma racionalidade na data tentando alterá-la para 42 dias após sua morte (que foi dia 11 de maio do mesmo ano), pois ao longo dos livros o número 42 foi colocado como a resposta para a vida o universo e tudo mais, pergunta feita pelos seres mais inteligentes no universo (“seres hiperdimencionais de saco cheio”, como colocado no livro), mas se você já leu sabe que ser racional não é um dos fortes de Douglas, cuja obra é cheia de viagens loucas e caricatas (Arthur Dent montando um sofá chesterfield ou um robô depressivo chamado Marvin não são nem o começo). Em outro momento uma resenha será postada sobre esta famosa trilogia de cinco livros, tão interessante e divertida que nos foi presenteada pelo querido Sr. Adams.

O dia de hoje (25 de maio) também ficou conhecido como Dia do Orgulho Nerd, sendo o primeiro dia “oficial” comemorado em 2006 na Espanha em fóruns na internet, chamando atenção do resto do mundo pelo volume de postagens sobre. Em 2007, já teve apoio de instituições do país e em 2008 chegou aos EUA e daí para o resto do mundo foi um pulo.

Uma das justificativas para a data é o lançamento de um filme que já foi rotulado como faroeste espacial pelo próprio criador e sofreu muito para ser lançado, talvez você tenha ouvido falar sobre, talvez não, mas em 25 de maio de 1977 Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança começou o que seria um legado gigantesco para o cinema e fez com que o diretor alavancasse sua carreira graças a este empreendimento (obrigado titio George por essa saga maravilhosa).

Enfim, a data de hoje acabou se tornando o que todas as grandes datas se tornam, um motivo para se vender mais, gastar mais e aumentar o fluxo de caixa de empresas que trabalham com conteúdo nerd ou ao menos sabem capitalizar “mazomeno” bem.

Graças ao público gigantesco algumas empresas aproveitaram para criar o Mês Geek, no qual promoções são colocadas a rodo e semanal ou até diariamente nerds (como este que vos escreve) passam vontade ou aproveitam para comprar aquele livro que tem um preço quase sempre fora do orçamento, mas acabam se encaixando quando recebem descontos tão tentadores (falo de você em especial Amazon, com a maravilhosa compre 4 pague 3 que sempre vai render livros ainda não lidos nas minhas prateleiras... ~.^).

Opinião pessoal, não acho que todo leitor é nerd muito menos o contrário e meus argumentos podem gerar um post futuro sobre o tema, entretanto o dia de hoje pode ser aproveitado por todos como data de promoções de livros, HQs e afins, pois empresas como Amazon, Submarino e demais do ramo “livreirístico” nos cobrem com preços difíceis de ignorar e ajudam a diminuir aquela lista de desejos que todo amante de leitura tem (mesmo que esta chegue fácil aos 4 dígitos de valor...).

Então, nerd ou não, este mês só não é tão especial quanto novembro (estou de olho em você Black Friday) para livreiros de quaisquer gêneros e é uma ótima oportunidade para angariar mais páginas para nossas estantes/mentes. Passamos por um momento complicado e muito delicado, mas nunca devemos parar de nos aventurar no mundo das palavras e podemos usar parte desse tempo de quarentena para tirar o atraso de obras que sempre desejamos ler, mas dávamos a desculpa de não ter tempo.

Não se sinta mal caso não possa aproveitar para comprar mais, aqui em casa não agregamos nem uma fração do que desejamos, em parte por não estarem em promoção (sou muquirana sim, pilas não dão em árvores por aqui >_<) em parte pelo dinheiro ter diminuído. Outras promoções virão e sabemos bem que dificilmente resistiremos, mas tudo tem seu tempo e seu ritmo. Ao invés de gastar mais procure colocar em dia livros parados na prateleira ou aproveitar os e-books colocados a nossa disposição para ajudar a passar por esse momento de crise.

Acima de tudo prezem por sua saúde mental e tenham em mente que, como tudo que já aconteceu na história da humanidade, esse momento vai passar e se ler sempre foi um hobby que nos ajudou a avançar na vida, é ainda mais necessário agora.

Longos dias e belas noites.

Por Thiago.

5 comentários:

  1. Curti muito o tom cômico e crítico do texto. Eu gosto muito da obra de Douglas Adams (ainda mais o Marvin). Hoje o dia está completo de promoções,mas não como eu esperava. Com certeza, saúde mental é tudo e a quarentena é uma oportunidade para colocar a leitura em dia. Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da reflexão. Não tinha parado para pensar sobre a influência do capitalismo nessa data específica e não acho também que todo leitor é nerd kkk.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, tem muito leitor que só vai na onda. Tipo aquelas pessoas que usam a camisa de um filme que sequer assistiram.

    ResponderExcluir
  4. Não sabia do dia da toalha e também não acho que todos os leitores são nerd. Sempre aproveito as promoções, mas compro somente o que sei vou ler, não adianta ter um monte de livros só pra dizer que tem. A leitura está me fazendo muito bem na quarentena.

    ResponderExcluir
  5. Você pode ter um monte de livros, poisupois dia você ainda vai ler kkkkk quarentena está rendendo leituras muito boas! Promoções são um quentinho no coração!

    ResponderExcluir