quinta-feira, 9 de julho de 2020

Tudo o que você precisou desaprender pra virar um Idiota, de Meteoro Brasil


Nesse maravilhoso livro somos pegos pela mão e colocados frente a grandes problemas acarretados pelo rápido avanço tecnológico. Temos um mar de massa de manobra, pessoas incapazes de desenvolver senso crítico e o hábito de checar quaisquer informações recebidas, tornando-se alvos de manipulação. No meio de tanta mentira compartilhada diariamente nos são apresentados conceitos assustadores, mas não por isso menos reais.

Não deixemos a mamadeira de piroca morrer, assunto que não saia da boca de um político sem partido que conhecemos bem, mas que foi pura boataria e desinformação, mais fumaça para o total despreparo da equipe que estaria assumindo um país como seu. Não fosse o compartilhamento nervoso e sem filtro da massa, tais absurdos não estariam acontecendo.

O conceito histórico de idiota, sua raiz da antiga Atenas é apresentado para em seguida contrapor com a atualidade:

“O idiota era um egoísta no passado – e continua sendo. A diferença é que, na antiga Atenas, ele ficava de fora da política. Hoje, ele é a política. Tudo é feito por ele, para ele, em nome dele. Por isso, a prioridade absoluta do idiota é combater qualquer filosofia ou doutrina que pregue valores coletivos. Se há um coletivo, o idiota se sente ameaçado em seu direito sagrado de ser idiota”. Pg. 12

No parágrafo seguinte “Essa é a primeira lição que foi preciso desaprender para virar um idiota: o respeito a todos e tudo que não está relacionado a si mesmo”. Essa afirmação pesa bastante, temos pessoas próximas que seguem essa idéia e partindo daí todos os absurdos subseqüentes parecem plausíveis, desde que para seu próprio bem. O coletivo foi marginalizado e o social não passa de uma obrigação em algum ministério.

A morte da verdade é apontada logo no começo e somos obrigados a aceitar perante tantos fatos – e bom senso, sejamos francos – que é uma época complicada. Entra outro ponto excelente na obra, tudo tem embasamento científico, fonte sabe? O referencial bibliográfico trazido pelo Meteoro Brasil dá um calorzinho no peito e não se limita a nenhuma área, demonstrando o compromisso como o conhecimento geral.

Ao final de cada capítulo nos é oferecido um aprofundamento do assunto, dicas do que ler, ver ou jogar que também abordam o que foi debatido. Sempre pesquisei muito sobre psicologia em jogos e cultura pop em geral e adorei tais dicas, com um microresumo apontando como a obra trata do tema.


 O capítulo final Paulo Freire Não Doutrinou Ninguém tem um dos melhores inícios de todo o livro:

“Se você nega o valor de uma obra que não conhece só porque foi ensinado a ver no autor dessa obra um doutrinador sem escrúpulos, sentimos muito: esse é um sinal de que você já foi doutrinado – não há jeito fácil, brando ou carinhoso de dizer, mas é necessário que se diga mesmo assim”.

Quem nunca escutou aquele conhecido que xingou Paulo Freire sem nem saber qual a cara do cidadão e a real importância que tem para o país? Cursei licenciatura em História e lembro de professores e alunos soltando pérolas sobre o assunto.

Cada capítulo gera debate para dias. Leitura obrigatória para todos dessa maravilhosa obra apresentada pelo Meteoro Brasil. Garanto que ficará na lista de releitura por um bom tempo, já que a atualidade dos debates apresentados vai perdurar.

Por Thiago Natus.

6 comentários:

  1. Não acompanhava o canal, mas dps de ler a resenha comecei a seguir eles no Instagram. Me interessei pelos assuntos. Sua resenha serviu como uma indicação pra mim. Obrigada por sempre postar conteúdos incríveis e de qualidade! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ótimos, não é? Praticamente todo dia conteúdo novo. Bom saber que a indicação valeu a pena!

      Excluir
  2. 👏👏👏 Título instigante e uma leitura bem atual né? Fake news estão aí todos os dias... como estudante de medicina já fiz um trabalho que mostrou queda da cobertura vacinal ao mesmo tempo que foi surgindo o movimento anti-vacina... Muito importante ler livros que constroem, parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Necessário demais para qualquer leitor atento ao mundo em que vive.

      Excluir
  3. Atualmente são publicadas muitas notícias falsas, principalmente nas redes sociais, as famosas fake news e a sociedade acredita e espalha sem verificar a a veracidade.Gosto de livros assim!

    ResponderExcluir
  4. No YouTube o Meteoro Brasil trata os assuntos com o mesmo cuidado. Os vídeos são mais digeríveis e estão lá de graça, mas só se você quiser.

    ResponderExcluir